sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"O Rio de Janeiro continua lindo..."

FOTO: Evaristo SA

 O título do post não poderia ser outro... No meio de tudo o que vem se passando no meu Rio eu não deixo de achar ele lindo...
 Como o povo por aí sabe, eu sou carioca, carioca de Copacabana, pois não basta ser carioca você tem que ser bairrista e isso eu sou até ao extremo!
 O Rio para mim é como um filho, eu posso falar mal, mas se alguém abrir a boca pra falar qualquer coisa compra uma briga imensa!

 Morei boa parte da minha vida numa cidade nos EUA, mais precisamente há 30 minutos de Salt Lake City, chamada Park City. Amo como se fosse minha 2a casa, e voltaria pra lá numa boa, não fosse o meu grande amor pelo RJ...
 Adoro o cheiro do mar, o mix da praia com montanhas, o sotaque goXtoso de ouvir do carioca, o mix de gente de tudo quanto é canto, o burburinho, o carnaval e o meu favorito: o ano novo na praia de Copacabana, pois não basta ser carioca, tem que participar.

 Nos anos que morei fora sempre que me preguntavam sobre a violência no Rio eu dizia que era como em qualquer cidade grande do mundo: você tem que saber aonde ir e não vai ficar dando bobeira! Infelizmente a realidade ontem foi diferente e depois de muitas mensagens de preocupação dos amigos gringos tive que admitir no Facebook que a coisa tava feia na Cidade Maravilhosa... Doeu no coração, era como dizer que um filho tava fazendo besteira.
 Graças a Deus, e aqui vai meu público agradecimento a Deus, eu moro num lugar que posso dizer que é tranquilo e dormi em paz, mesmo diante de todos os acontecimentos. Minha rotina foi pouco alterada, resolvemos não dar bobeira por aí e deixar o carro na garagem. O Gustavo trabalha perto e vai andando.
 Ontem passamos o dia organizando nosso jantar de Thanksgiving e acompanhando os jornais: medo, foi o que sentimos e uma sensação de impotência muito desagradável.

 Hoje quando vi essa foto me emocionei, de lágrimas descerem e eu não sou disso... Que direitos tem um ser humano (se é que bandido é humano) de causar essa dor na vida das pessoas? Essa criança no meio dessa guerra ainda tentando ser criança dói demais!
 Nos meus 5 anos na escola de Direito eu não aprendi a ter dó por criminosos. Sou justa sim e acho que as leis têm que ser aplicadas de maneira correta e justa, mas o que ocorre no Brasil é que a lei não tem eficácia, uma lacuna em uma diminiu a efetividade de outra e o que nos resta é uma instituição falha. O sistema carcerário é o pior possível, uma verdadeira universidade de criminosos, você entra traficante e sai o dono do morro. Então nada se pode esperar deste quesito! Uma pena, pois um Direito eficaz é capaz de transformar qualquer sociedade... ENFIM, a coisa TEM que mudar!

 Na minha opinião o problema está nas pessoas! Muito se criticou o governo nesses últimos dias, mas se esqueceram que os eleitores os colocaram lá...
 Muito se falou, mas muita gente que abriu a boca financia o tráfico e toda essa guerra, então você que usa droga, compra filme pirata, tem gato net e coisas do tipo é um grande culpado dessa coisa toda também.

 Uma amiga falou uma coisa que não saiu da minha cabeça: "Direitos humanos para os humanos direitos!". Pra mim ela tá certa, pois uma pessoa que não tem piedade por uma vida e mata por matar não é um ser humano e nem um animal, pois os animais só matam por necessidade, então esse ser devia ser banido da sociedade e me desculpem a sinceridade não deveriam ter direito à uma vida!
 Ninguém tem o direito de fazer uma criança passar pela situação da foto acima, ninguém!

 Acho que a primeira mudança pra que o Rio realmente continue lindo tem que vir de nós mesmos! Analise seu comportamento como cidadão e faça tudo pra melhorar, não seja aproveitador, não compre com camelôs, não compre pirataria, não use drogas, não jogue o lixo no chão, dirija com cautela, doe quando te sobrar, faça boas ações, não seja preconceituoso, ou seja, seja HUMANO acima de tudo!

 Rezo e peço a Deus que ilumine e proteja as famílias que moram nas áreas de risco, a todos nós, mas principalmente que proteja as forças que estarão de frente com esses marginais, nossos policiais, bombeiros, forças nacionais, hospitais. Que nada de ruim aconteça com eles e se alguém tem que perder a vida que seja alguém que não lhe dá valor.

 E você que como eu não acha que o cenário da foto acima não combina com nossa linda cidade coloque a boca no trombone, corra atrás do que é certo e seja um cidadão de bem!

 Que o nosso Rio de Janeiro continue sempre lindo... O mais lindo de todos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário