segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Plágio é crime e internet não é terra sem lei

Eu desde criancinha sempre gostei de escrever! Fui daquelas chatas que nunca teve problemas em escrever uma redação, carta de amor... Nunca tive medo do número de palavras ou linhas, acho que posso agradecer a Deus por ter me dado o dom da palavra. Modéstia à parte claro! Mas sempre amei me expressar através de linhas! Em compensação eu não sei até hoje a tabuada do 7 (alguém sabe???).
 Não virei escritora, mas fiz Direito e encontrei dentro dele uma maneira de escrever e também lutar por aquilo que mais prezo: JUSTIÇA!

 Com isso nada mais normal do que em era digital, a escritora frustrada que vive dentro de mim, encontrasse uma maneira de colocar tudo o que tá na caixola no papel. Então criei um blog, pra falar do meu casamento, coisas do dia e por aí vai...
Claro que o troço cresceu e eu comecei a falar de todos os casamentos e não só o meu, com isso nasceu o Dreams come true, que no mês passado teve mais de 5 mil acessos (minhas amigas e eu claro!), e é o meu xodó! Desde então este aqui serve pra eu basicamente falar das outras coisas da vida! Não me contendo tive a ideia de fazer um blog sobre Trash the dress, que é uma nova modalidade de fotografia de casamentos, mas que não durou, acabei deixando de lado, mas nunca apaguei, justamente porque achava que os textos que lá estavam eram bem legais e alguém poderia ler...
 Oh well, alguéns leram e gostaram tanto tanto que acharam interessante colocar os textos em seus blogs... Até aí tudo bem, SE meu nome lindo que mamãe deu, aparecesse lá no meio. Claro que não foi o que aconteceu e eu sou mais uma vítima deste crime que se chama plágio!
 Pra quem não sabe, plágio é crime e está previsto na Lei 9610 que trata de Direitos Autorais. E que fique claro, internet não é terra sem lei como todo mundo pensa! Da mesma maneira que é fácil copiar, é fácil provar que você foi copiado, o que é um ato criminoso!
 O texto que fiz para o blog foi baseado num texto do New York Times, então eu devidamente ao final do meu post lá coloquei os créditos, afinal de contas, alguém escreveu sobre aquilo. Não foi uma alteração das palavras, usei como fonte de pesquisa e em cima disso criei o meu e claro adicionei o que quis. Fez muito sucesso!

 Hoje resolvi dar um google no texto do nada e qual foi minha surpresa? Meu texto estava lá, com nenhuma alteração em um dos blogs e com algumas sutís em outro! Olha, a raiva que senti foi tão grande! Me senti roubada (sim acho que teve violência no ato covarde!), usada. Me senti de verdade lesada com a situação.

 Relatei o crime cometido no Twitter.

 Meu post é esse http://trashingthedress.blogspot.com/2009/07/trashing-my-dress.html e foi ao ar em julho de 2009.

 Honestamente espero que as pessoas envolvidas entendam que o que fizeram é o mesmo que piratear um filme e vender na rua: crime!

 Sou daquelas pessoas muito corretas, que faz tudo certinho, lê contratos e briga por achar que algo não é certo, então não seria diferente quando o assunto é comigo. 
  O povo tem que entender que leis existem para serem cumpridas e ponto final! E que mais do que isso é feio copiar! Mostra incompentência em fazer sozinho!
 Como digo por aí, o povo anda levando o "nada se cria, tudo se copia" muito ao pé da letra!
Acho o máximo se inspirar em ideias, afinal você adiciona a algo que alguém já pensou e com certeza todo mundo só tem a ganhar com isso, mas dê créditos ao autor! Ele com certeza vai gostar de saber que alguém se interessou por sua obra, seja ela qual for! No meio disso tudo eu até tive uma certa "felicidade", pois vi que algo que eu pensei e elaborei foi do gosto de outros, uma pena que essas pessoas não me contactaram pra dizer isso, ou pelo menos jogaram meu nome lá no finalzinho dos seus textos.

 Cabeça todo mundo tem! Use a sua!

 Shana Zanotta

NOTA: O texto original desta postagem foi alterado, tendo em vista que uma das pessoas envolvidas se mostrou um profissional decente, que pelo visto sofreu por ter alguém "escrevendo" em seu lugar (um estagiário) assumiu a culpa e retirou o post do ar. Portanto, não acho justo, apesar de não estar feliz com o ocorrido que ele sofra danos. 
 Mas fica aí a lição, para os envolvidos e para todos por aí que acham que copiar uma obra na íntegra ou em partes, fazendo pequenas alterações não tem o menor problema.

4 comentários:

  1. showwwww...serve pra taaaanta gente isso q vc escreveu....
    Bjs
    Sra Cy

    ResponderExcluir
  2. Olá Shana,

    Estou vendo que postaste em seu blog que copiei um texto seu no meu blog sobre Trash The Dress.

    Primeiro quero lhe pedir desculpas se isso realmente aconteceu, pois pesquisei e nada encontrei com o mesmo texto.

    Existem textos no meu blog que foram colocados na integra, mas com a autorização do autor, como você poderá ver neste da Fernanda Floret: http://www.paulofigueiredo.com.br/paulo/?p=436

    Este texto a que se refere do Trash The Dress, irá fazer um ano agora dia 25 de novembro que foi postado no blog, e esta parte da redação quem fazia era um antigo estágiário que cuidava da parte de atualizar o blog, hoje ele não trabalha mais comigo.
    mas averiguar esta história com ele.

    Como você afirma que o texto é seu, retirei o que achei que poderia ter sido copiado e deixei apenas a história do casal.

    Lamento profundamente o ocorrido, mas saiba que em nenhum momento me passou pela cabeça que este texto havia sido plagiado.

    Como você também sou formado em direito, e sei como deve estar se sentindo.

    Aí estão os meus contatos.

    Atenciosamente,

    Paulo Figueiredo
    (85) 3091.1883 - Tim (85) 9653.8744
    www.paulofigueiredo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Importante a postura e esclarecimento por parte do fotógrafo, mas exatamente por ele ser advogado deveria cuidar ainda mais na hora de contratar alguém que vai escrever em nome dele.

    Adorei o seu post Shana!
    Beijos, e uma ótima semana ;)

    ResponderExcluir
  4. Prezado Senhor Paulo,

    Realmente afirmo que o texto é meu, pois como disse fui eu quem o escreveu, então não se tratou somente de uma questão de quem copiou primeiro. O sonho de subir no caminhão do lixo era meu, de criança, então não uma ideia copiada. Ver alterações nele não faz com que ele não seja mais uma cópia.
    Infelizmente independente de quem colocou o texto no seu blog no final do post tinha o seu nome, portanto entendo eu que por estar dentro do seu site e ter sua assinatura caberia a você responder com ele.
    O texto realmente já está no ar a quase um ano, foi postado em novembro de 2009 e o meu em julho de 2009. O que não justifica a cópia.
    Honestamente me senti lesada.
    Como comentaram aqui, eu teria mais cautela ao ter pessoas assinando meu nome.
    Enfim, agradeço seu posicionameno, que foi muito diferente da Sra. Jeritza Gurgel.
    Como disse não me incomodo que meus textos sejam usados, pelo contrário, mas desde que os devidos créditos sejam dados.
    Agradeço no entanto o esclarecimento e a retirada do post do ar.
    Atenciosamente,
    Shana Zanotta

    ResponderExcluir